Olá pessoal!!! Como estão?
Bom... venho contar sobre como foi a nossa reunião de implantação de condomínio ontem. Aconteceu tudo muito tranquilo, não teve discussão, não teve fervo... superou minha expectativa.
A reunião tinha horário marcado às 14hs, para a primeira chamada e às 14h30min a segunda chamada. Chegamos próximo das 13h30min e já tinham algumas pessoas aguardando. Foi em um local para eventos bem legal aqui em Curitiba, na Federação das Indústrias, em um teatro com telão e bastante espaço para que ficássemos confortáveis.
Quando deu o horário marcado para a primeira chamada, o rapaz da MRV disse que iria aguardar o pessoal chegar, pois o número de moradores presentes no momento não era suficiente para a realização da reunião. A maioria chegou perto das 14h30min mesmo.
|
Marido e eu |
E começa a assembléia!
Estavam presentes 286 proprietários dos apartamentos, marcaram em um horário bem ruim e muitos não puderam ir. Estranho agendar assembléia em dia de semana em plena 14hs da tarde né?! Mas... vamos lá.
|
Início da reunião. Este rapaz, o Marlon é o responsável pelo setor de entrega de chaves. |
Primeiramente o rapaz se apresentou dizendo ser a pessoa responsável pelo setor de entrega das chaves da MRV. Fez uma breve introdução do que seria tratado na reunião e deixou aberto para possíveis dúvidas.
Começou dizendo sobre a previsão de entrega: Em meados novembro a empresa entrou com o pedido do Habite-se e devido ao fim de ano, que a maioria dos órgãos públicos entra em recesso, o processo pode demorar um pouquinho. Então a previsão para conclusão do Habite-se seria em janeiro/2015. A entrega das chaves ocorre mais ou menos 20 dias após a liberação, ou seja, talvez na primeira quinzena de fevereiro/2015. \o/
Não está fora do prazo, está conforme o planejado mesmo.
Partimos então para a aprovação do plano orçamentário.
Essa hora foi tensa porque enquanto o rapaz queria falar sobre valores e condomínio, tinha uma senhora que não parava de perguntar sobre reforma, sobre as grades na janela, sobre o medidor da água, sobre vaga de estacionamento, sobre fulano que me disse que seria assim e não assado...
Gente... ela encheu tanto o saco, tirou todos do sério, e chegou uma hora em que uma moradora pediu para que ela deixasse o rapaz falar ou então que perguntasse somente o que era pertinente para aquele momento. Todos aplaudiram e concordaram com a "sugestão".
Passado essa parte, ele nos mostrou uma planilha com orçamentos.
Foi aprovado uma taxa para o enxoval do condomínio (material de limpeza, mobília para a portaria, tapetes, lixeiras...) de R$ 50,00 por morador a ser pago em janeiro, logo após a criação do CNPJ. O que não for usado, fica em um fundo de reserva.
O valor da taxa de condomínio acertada para os três primeiros meses será de R$ 136,31. Achei um valor justo. Este valor será pago 15 dias após as entrega das chaves.
Todos de acordo, então partimos para a parte de eleição do síndico, subsíndicos e do conselho fiscal.
Lá no nosso condomínio são 13 blocos, então seriam: 1 síndico, 13 subsíndicos (um de casa bloco), 3 conselheiros fiscais efetivos e 3 conselheiros suplentes.
Para síndico, 9 moradores se candidataram, cada um com uma qualidade, desde pessoas formadas em contabilidade, educação física à diretor de FM e dona de material de construção. Difícil esta parte, pois ninguém conhece ninguém e assim só de primeira impressão é complicado.
Optamos por escolher o Julio, ele é coordenador de RH, tem pós graduação e teria disponibilidade total para resolver os problemas do condomínio. Pareceu ser uma pessoa responsável e apta para o cargo.
|
Votação para o síndico |
|
Votação para síndico, outro ângulo. |
Após a votação para síndico, foram escolhidos os subsíndicos e conselheiros.
O que me surpreendeu foi o número de pessoas que abandonaram a reunião logo depois da votação. Ficou tudo reduzido à metade, e ainda tinham outro pontos para serem discutidos. Dos candidatos que não foram escolhidos, alguns foram embora. Achei uma falta de respeito por não aceitar a decisão dos outros e se aborrecer com a escolha alheia. Não gostei.
O próximo assunto abordado foi sobre reforma, assistência técnica, manutenção... Esperei tanto por estas perguntas!!!
Bom... vamos lá! À partir do momento em que entregam as chaves já podemos começar a reforma. Em uma segunda reunião comandada pelo síndico já teremos algumas informações sobre o que será ou não permitido, quais os horários para as obras... tudo bem certinho.
Sobre o nicho que eu tanto queria fazer?
Não pode!!! Não é permitido quebrar, furar ou "rasgar" a parede! Até para acrescentar tomadas não poderá quebrar a parede! Nada, nada!!! Então... sem nicho, vamos ter que pensar em outra solução para os nossos itens de banho. =/
Outra dúvida seria sobre a
NBR 16.280. Felizmente não precisaremos de engenheiro ou arquiteto para as reformas no nosso apê!!! Menos mal, um gasto e uma preocupação a menos.
Depois de algumas dúvidas esclarecidas, foi encerrada a assembléia e servido um coffee break (amei!). O rapaz da MRV ainda ficou um tempo lá conversando com moradores e esclarecendo algumas dúvidas particulares.
|
Coffee Break servido após a reunião. Pãozinho de queijo, bolo de canela, algumas frutinhas, café, suco... |
Se for fazer um balanço, eu achei bem produtivo esta reunião. Ficamos a tarde inteira conversando e debatendo, tirando dúvidas. Foi bem legal, eu gostei bastante, saí bem satisfeita de lá.
Agora vamos esperar e nos preparar, pois fevereiro está aí. Não vejo a hora de receber minhas chaves!!!!
P.S: Gente... me desculpem pela qualidade das fotos, estávamos somente com celular sem flash. Só coloquei estas fotos para registro mesmo, para o post não ficar sem.