26 maio 2014

Apartamento térreo: como foi a escolha

Oi gente!!
Tudo bem com vocês?
Aqui em Curitiba está bem friozinho, muito gelado.

Então... hoje vou relatar como foi a escolha da unidade do apê.
Sempre sonhei em morar no alto, mesmo tendo muito medo de altura. Achava muito legal ver tudo de cima, falar para as pessoas que moro no último andar, parecia que era status...
Aí quando fomos comprar o apê, o corretor tinha uma unidade com o preço muito bom, bem agradável. Nos perguntou qual andar tínhamos preferência e eu logo respondi que era no 4° andar (o último). Minha surpresa quando ele me disse que esse apartamento era no térreo, e que os apartamentos superiores eram mais caros e também não tinham muita valorização. Não fiquei muito satisfeita, não. Saí de lá frustrada, porque não queria ninguém pulando e sambando em cima da minha cabeça... hhsuahsuashuaushua...
Fui pra casa pensativa. O Maycon já trabalhou com mudanças e disse que o pior de tudo é ter que subir escada com sofá, guarda roupas... e pediu para pensar neste ponto. Ok, pensarei. Pensando, pensando, me imaginei grávida, barriguda, quase nos últimos dias, subindo as escadas até o 4° andar (como o empreendimento é mais simples não tem elevador).

Não queira perder aquela oportunidade, era a oportunidade da minha vida. Então listei uma série de itens para me ajudar com esse "probleminha":
- Descarregar as compras do mercado: Imaginei chegando do supermercado, com o carro lotado de compras. Enche os braços de sacolas, enquanto um fica no carro descarregando as sacolas, o outro sobe até o 4° andar, destranca o apê, deixa as sacolas, fecha o apê e desce buscar o restante. Enquanto estão os dois para ajudar, tudo bem. E quando eu estiver sozinha? Ou então, sozinha e com filho pequeno?
- Visitas limitadas: Tenho uma avózinha que já é velhinha e tem dificuldades para caminhar. Lógico que quero que ela vá me visitar, que vá conhecer meu cantinho, assim como meu avô. Minha mãe está firme e forte, porém tem problemas cardíacos, não quero sobrecarregá-la fazendo subir escadas. Minha sogra também. Não quero ninguém chegando em casa ofegante.
- Posso arrastar móveis e usar salto alto: Vizinho nenhum vai reclamar do barulhinho do meu salto e que arrasto demais os móveis. Lógico que esta última opção vou evitar ao máximo, pois pode danificar meu piso.
- Mudanças, móveis novos, material para reforma. Tadinho do marido, né gente?!
- O fato ali em cima, da gravidez foi um fator muito decisivo, porque pretendo iniciar as tentativas quando o apê estiver pronto.
- Criança pendurada na janela: Gente, se meus filhos puxarem o Maycon, estado de atenção o dia todo. Pensem numa criança arteira, que aprontava todas. Então... era o marido. Mesmo com aquelas redes de proteção, ainda não sinto segurança, deve ser por esse meu medo de altura + o medo da herança genética do pai = nada de janela alta. Me imagino o dia inteiro falando pra criança sair de perto da janela.



Isso sem falar que as nossas janelas não tem vista para nenhum corredor, nossa visão será o muro, hihi... Gostei desta parte, pois morava em um local que TODO MUNDO passava e ficava olhando pra minha casa. Chegavam a esticar o pescoço pra ver o que tinha lá dentro. Dava uma raiva!!!
Preferi não listar nenhum contra pra não me arrepender, o que geralmente ocorre com uma facilidade absurda.

Aí sim, aprovamos então, morar no térreo. E no 1° bloco, bem próximo da portaria.

Gente, é importante frisar que são pensamentos meus para a minha convivência no apartamento, viu? Nada contra quem tem a coragem de morar no alto, acho tão lindo! Ainda mais nas épocas festivas de fim de ano, ver todo o espetáculo dos fogos assim, do alto. Essa é a minha opinião, viu?

Preferi não listar nenhum contra pra não me arrepender, o que geralmente ocorre com uma facilidade absurda. Lógico que estou ciente que tem suas desvantagens, os barulhos e problemas vindos de cima, mas no momento é algo que não quero me preocupar.


Bom, essas foram as razões para a nossa escolha.
Mais alguém para nos contar sobre isso?



25 comentários:

  1. Aline moro no terceiro andar, não me arrependi , claro q na gravidez ficava um pouquinho difícil subir mas devagar conseguia subir numa boa .... Mas tenho certeza q vai adorar morar no primeiro andar, tenha paciência com o bater da porta do bloco e irá dar tdo certo.
    Boa sorte na nova moradia :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline! Sim você tem razão, pois se não tem elevador subir as escadas todos dias é ruim mesmo, mas muita gente gosta do mais alto mesmo pela vista...Vou morar no quarto andar, mas tem elevador, durante a obra quando ia visitar, era um sufoco subir as escsdas... rsrs Beijus

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline, passando pra te desejar muito sucesso com seu apê, que você consiga torná-lo tudo aquilo que você sonhou. E parabéns pelo blog!!

    Bj, Thiago
    A saga do apartamento

    ResponderExcluir
  4. Aqui é tão dificil de arranjar Apt...
    Em SP é caro demais sabe? Os baratinhos ficam em periferias..
    Ta complicado!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi querida, vim retribuir seu carinho da visita la no blog, queria te seguir, mas não achei seu cantinho de seguidores(ajuda eu ..rsrs)bjos e te aguardo!

    ResponderExcluir
  6. Quando decidi comprar apê, escolhi o ultimo andar pois não queria ninguém andando sobre minha cabeça, kkkkk não pensei em outra coisa. Mas agora lendo suas idéias, bem que eu podia ter pensado um pouco mais, mas não me arrependo. Vai ser bom estar no alto!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. verdade alii...melhor.no.terreo..cansa demais subir escadas...na hora q eu vi esse post ja lembrei da sua vozinha..ela ficara feliz d poder ir.no seu ap...e eu quero ir tbm :)

    ResponderExcluir
  8. Já morei no 4 andar e não moraria denovo a menos que o prédio tivesse elevador. Os inconvientes são inúmeros, as compras de supermercado têm que ser reduzidas, as visitas realmente são limitadas, os avós geralmente não conhecem o apto. Qdo engravidei precisei me mudar, pq não aguentei subir tanta escada. Vc fez a opção certa mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... estou vendo muitas vantagens em morar no térreo! Acredito que acertamos e muito na escolha, até porque meu marido tem problemas sérios no joelho e é complicado ele subir escadas.

      Bjos, obrigada pela visita!

      Excluir
    2. Olá Juliana!
      Se você for uma pessoa mais tranquila, não se incomodará com quase nada.
      Eu, por exemplo, gosto muito de morar no térreo. As compras de mercado descarregamos do carro e passamos pela nossa janela (rsrs... adaptações). Moramos de frente ao muro, não tem calçada mas sempre tem vizinhos andando por ali, em um fluxo menor. Sempre tem um ou outro que passam olhando para dentro, não tem como fugir disso, mas são coisas que devemos relevar, já que não atrapalha em nada.
      O ponto ruim são os barulhos vindos do apartamento acima e também tivemos problemas com um vazamento de um apartamento superior. Mas é conforme eu mencionei ali em cima: se for uma pessoa tranquila, isso é só um detalhe.

      Bjos, obrigada pela visita!

      Excluir
    3. As pessoas passa encostado na janela

      Excluir
    4. Ali no meu apartamento não. Escolhemos uma unidade que faz frente com o muro, não tem calçada. De vez em quando passam pessoas passeando com cachorros, crianças brincando, mas nada que incomode. Não tem aquele fluxo grande pelo fato de não ser passagem.

      Excluir
  9. Olá,Aline.Acontece com frequência problema de umidade, infiltrações e rachadura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!

      Até agora só tivemos um problema de vazamento da vizinha de cima. Ela estava soltando água da máquina (tanquinho) direto no ralo, os canos não aguentaram a pressão da água e partiram. Mas aí acionei a assistência e eles resolveram o problema.
      Umidade tenho problemas sim, mas devido às condições climáticas da região onde moro. Todos os vizinhos reclamam disso, não atinge só o térreo.
      Rachaduras não tive problema.

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  10. Ei Aline!
    Meu namorado e eu também escolhemos uma unidade no térreo.
    Na verdade, estou muito preocupada, tenho medo de me arrepender.
    Você disse no início que queria morar no alto anteriormente, a minha pergunta é.. Você realmente gostou do térreo? O que te fez mudar de idéia?

    Beijos, Jéssica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica! Tudo bem?

      Então... posso te dizer que não me arrependo nem um pouco de ter escolhido um apartamento térreo. Não preciso subir escadas carregada de compras, tem o fato de preservar os joelhos do marido, posso receber visitas da minha avó e do meu avô, que tem problemas de visão e locomoção. Às vezes também tenho crises de labirintite, e nesses casos preciso me manter longe de qualquer tipo de altura.
      Meu apartamento não fica perto das escadas, mas tem vizinho que reclama muito do barulho dos degraus. Isso é problema de todos os apartamentos que fazem "divisa" com as escadas, em qualquer andar.
      Ahh... sei lá, eu gosto muito de morar no térreo, hoje não consigo me imaginar subindo 3 ou 4 lances de escadas. Gosto muito desta praticidade de abrir a porta do bloco, mais alguns passos e já estou no meu apartamento, sabe?!
      Não tenho problemas com barulho excessivo, com conversas do povo no corredor.. Enfim, gosto muito e não tenho arrependimento algum.

      Espero que tenha lhe ajudado!
      Bjos!

      Excluir
  11. OI Aline, tudo bem? adorei seu blog.

    Comprei meu apartamento na planta em novembro do ano passado e a entrega será o ano que vem. Como o financiamento seria apenas na minha renda, a corretora da empresa me convenceu a pegar o térreo por ser a unidade bem mais em conta. Passado 1 mês antes de eu assinar o contrato, pensei bem e tentei trocar, mas para minha surpresa o valor estava super alto, a diferença do térreo para o 2 andar, seria de 14 mil, que acabaria aumentando muito as minhas parcelas. Mas hoje essa ideia de morar no térreo está acabando com meu sossego, até meu sono, de tanta preocupação, com a segurança de poder ou não colocar grades na varanda, das pessoas circulando na minha janela, do calor por ser o térreo, preocupação ainda com umidade. Até parei um pouco pois estava surtando e sofrendo antecipadamente, como já assinei com a caixa acredito que não há nada mais a fazer, então o jeito é acalmar e conviver com a situação, e quando eu pegar as chaves tentar deixar o meu cantinho o mais agradável possível.
    Se alguém tiver alguma dica, ou ideias para o térreo eu agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dreza!

      Então... a minha maior e mais preciosa dica é RELAXAR! Não adianta esquentar a cabeça antes da hora, sabe?! Muitas vezes as coisas fluem muito mais tranquilamente do que imaginamos!
      Eu moro no térreo, porém minhas janelas são de frente com o muro, não há muita circulação de pessoas, vez ou outra aparece alguma criança brincando ou pessoas passeando com seus cachorrinhos. Já acostumei também!
      Vejo outros vizinhos com unidades térreas aonde há circulação de pessoas (calçadas) porém existe uma tranquilidade sim. Alguns deixam inclusive janelas abertas o dia todo (inclusive quando não estão em casa), outros colocam aquelas redes de proteção ou até mesmo grades. Meu condomínio é todo equipado com câmeras, mas bem no início alguns vizinhos tiveram problemas com intrusos (fatos ocorridos umas 3 vezes, no máximo). Para garantir eu nunca deixo celular ou dinheiro à vista ou próximo das janelas por precaução mesmo.
      Em relação ao calor, aqui aonde moro é uma região com clima ameno, mas o piso com certeza fez toda a diferença na climatização. Meu piso é vinílico e ele se adapta tanto no calor quanto no frio, meu apartamento fica bem fresquinho quando está mais quente. Quando for pesquisar revestimentos, peça ajuda à um vendedor para lhe indicar algo que se adapte à sua região, que traga uma sensação mais agradável.
      Devido também ao clima, temos problema com umidade sim, mas não é característica somente do térreo. Todas as unidades sofrem e muito com este mal.

      Tente relaxar e pensar que você está realizando um sonho, sua casa própria, não fique pensando no "e se". Aproveite o momento e vai perceber o quão tranquilo e gostoso será o seu lar!

      Espero que tenha ajudado!
      Bjos, obrigada pela visita!

      Excluir
    2. Oi Aline,
      Muito obrigada pelas dicas e conselhos, me ajudaram muito.
      Estou sim mais calma. Agora é só esperar. Como vc mesma disse, é um sonho realizado.
      Bjsss

      Excluir
  12. Seu apartamento é poente ou nascente?

    ResponderExcluir
  13. Oi Aline , tbm estou negociando apto no térreo, a minha única preocupação serão os vizinhos não terem educação e ficarem conversando perto das janelas kkkkk

    ResponderExcluir
  14. Ola , comprei um apartamento no terreo e me arrependi , acho bom por conta das compras e tals , mais quando os vizinhos passa , já passa olhando e acho muito ruim ...

    ResponderExcluir
  15. Olá boa noite,

    Vi que sua postagem é antiga e gostaria de saber se vc se arrependeu.. pq estou morando recentemente no térreo e pensando..

    ResponderExcluir