11 dezembro 2014

Como foi a Assembléia de Condomínio

Olá pessoal!!! Como estão?

Bom... venho contar sobre como foi a nossa reunião de implantação de condomínio ontem. Aconteceu tudo muito tranquilo, não teve discussão, não teve fervo... superou minha expectativa.

A reunião tinha horário marcado às 14hs, para a primeira chamada e às 14h30min a segunda chamada. Chegamos próximo das 13h30min e já tinham algumas pessoas aguardando. Foi em um local para eventos bem legal aqui em Curitiba, na Federação das Indústrias, em um teatro com telão e bastante espaço para que ficássemos confortáveis.



Quando deu o horário marcado para a primeira chamada, o rapaz da MRV disse que iria aguardar o pessoal chegar, pois o número de moradores presentes no momento não era suficiente para a realização da reunião. A maioria chegou perto das 14h30min mesmo.


Marido e eu


E começa a assembléia!
Estavam presentes 286 proprietários dos apartamentos, marcaram em um horário bem ruim e muitos não puderam ir. Estranho agendar assembléia em dia de semana em plena 14hs da tarde né?! Mas... vamos lá.


Início da reunião. Este rapaz, o Marlon é o responsável pelo setor de entrega de chaves.


Primeiramente o rapaz se apresentou dizendo ser a pessoa responsável pelo setor de entrega das chaves da MRV. Fez uma breve introdução do que seria tratado na reunião e deixou aberto para possíveis dúvidas.
Começou dizendo sobre a previsão de entrega: Em meados novembro a empresa entrou com o pedido do Habite-se e devido ao fim de ano, que a maioria dos órgãos públicos entra em recesso, o processo pode demorar um pouquinho. Então a previsão para conclusão do Habite-se seria em janeiro/2015. A entrega das chaves ocorre mais ou menos 20 dias após a liberação, ou seja, talvez na primeira quinzena de fevereiro/2015. \o/
Não está fora do prazo, está conforme o planejado mesmo.

Partimos então para a aprovação do plano orçamentário.
Essa hora foi tensa porque enquanto o rapaz queria falar sobre valores e condomínio, tinha uma senhora que não parava de perguntar sobre reforma, sobre as grades na janela, sobre o medidor da água, sobre vaga de estacionamento, sobre fulano que me disse que seria assim e não assado...
Gente... ela encheu tanto o saco, tirou todos do sério, e chegou uma hora em que uma moradora pediu para que ela deixasse o rapaz falar ou então que perguntasse somente o que era pertinente para aquele momento. Todos aplaudiram e concordaram com a "sugestão".

Passado essa parte, ele nos mostrou uma planilha com orçamentos.
Foi aprovado uma taxa para o enxoval do condomínio (material de limpeza, mobília para a portaria, tapetes, lixeiras...) de R$ 50,00 por morador a ser pago em janeiro, logo após a criação do CNPJ. O que não for usado, fica em um fundo de reserva.

O valor da taxa de condomínio acertada para os três primeiros meses será de R$ 136,31. Achei um valor justo. Este valor será pago 15 dias após as entrega das chaves.

Todos de acordo, então partimos para a parte de eleição do síndico, subsíndicos e do conselho fiscal.
Lá no nosso condomínio são 13 blocos, então seriam: 1 síndico, 13 subsíndicos (um de casa bloco), 3 conselheiros fiscais efetivos e 3 conselheiros suplentes.
Para síndico, 9 moradores se candidataram, cada um com uma qualidade, desde pessoas formadas em contabilidade, educação física à diretor de FM e dona de material de construção. Difícil esta parte, pois ninguém conhece ninguém e assim só de primeira impressão é complicado.
Optamos por escolher o Julio, ele é coordenador de RH, tem pós graduação e teria disponibilidade total para resolver os problemas do condomínio. Pareceu ser uma pessoa responsável e apta para o cargo.


Votação para o síndico


Votação para síndico, outro ângulo.

Após a votação para síndico, foram escolhidos os subsíndicos e conselheiros.
O que me surpreendeu foi o número de pessoas que abandonaram a reunião logo depois da votação. Ficou tudo reduzido à metade, e ainda tinham outro pontos para serem discutidos. Dos candidatos que não foram escolhidos, alguns foram embora. Achei uma falta de respeito por não aceitar a decisão dos outros e se aborrecer com a escolha alheia. Não gostei.

O próximo assunto abordado foi sobre reforma, assistência técnica, manutenção... Esperei tanto por estas perguntas!!!
Bom... vamos lá! À partir do momento em que entregam as chaves já podemos começar a reforma. Em uma segunda reunião comandada pelo síndico já teremos algumas informações sobre o que será ou não permitido, quais os horários para as obras... tudo bem certinho.
Sobre o nicho que eu tanto queria fazer? Não pode!!! Não é permitido quebrar, furar ou "rasgar" a parede! Até para acrescentar tomadas não poderá quebrar a parede! Nada, nada!!! Então... sem nicho, vamos ter que pensar em outra solução para os nossos itens de banho. =/
Outra dúvida seria sobre a NBR 16.280. Felizmente não precisaremos de engenheiro ou arquiteto para as reformas no nosso apê!!! Menos mal, um gasto e uma preocupação a menos.

Depois de algumas dúvidas esclarecidas, foi encerrada a assembléia e servido um coffee break (amei!). O rapaz da MRV ainda ficou um tempo lá conversando com moradores e esclarecendo algumas dúvidas particulares.


Coffee Break servido após a reunião. Pãozinho de queijo, bolo de canela, algumas frutinhas, café, suco...

Se for fazer um balanço, eu achei bem produtivo esta reunião. Ficamos a tarde inteira conversando e debatendo, tirando dúvidas. Foi bem legal, eu gostei bastante, saí bem satisfeita de lá.
Agora vamos esperar e nos preparar, pois fevereiro está aí. Não vejo a hora de receber minhas chaves!!!!


P.S: Gente... me desculpem pela qualidade das fotos, estávamos somente com celular sem flash. Só coloquei estas fotos para registro mesmo, para o post não ficar sem.




8 comentários:

  1. Gente ela estava encostada em mim e quase dormindo

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    1. Creeeeeeeeedo Gato!!! Rsrs...
      No começo tava chatinho mesmo e chegou a dar sono, mas depois passou!
      Fofoqueiro!!! Kkkkkk...

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  2. Nossa Aline sua assembleia parece ter sido bem tranquila, a minha só Deus na causa, foi uma bagunça grande e a coisa boa foi a entrega das chaves no mesmo dia....
    Já já vc estará com as chaves e começando a reforma.

    Bjos

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    1. Olá Eliana!!! Tudo bem?

      Pois é... achei bem tranquila mesmo, e graças a Deus! Tinha medo de virar bagunça e ainda mais que eu sou um pouquinho barraqueira... rsrs.
      Tinha esperança que entregassem as chaves na assembléia, porém não aconteceu. Mas mesmo assim estou satisfeita com tudo.

      Obrigada pela visita!
      Beijos, até mais.

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  3. Aline,

    Não vejo a hora de chegar nessa fase. Vou acompanhar o blog para pegar as dicas pq seu apê vai sair primeiro que o meu.

    Estou lendo os posts anteriores para ver suas inspirações.

    Beijos,
    Carla Martins
    Blog Eu e meu apê
    https://euemeuape.wordpress.com/

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    1. Oi Carlla!!!

      Obrigada pela visita!!
      É... pelo jeito a MRV vai me trollar!!!!
      Até agora não tive nenhum problema, até eu perceber que estão me enrolando para a tal vistoria! Espero que logo tudo isso se resolva!

      E fique a vontade para olhar tudo e se inspirar também!

      Bjos, até mais!!!

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  4. Bom dia Aline.
    Estava procurando notícias sobre o Parque Coral, e vi seus posts... Achei bem interessante... Vamos ser vizinhais... Eu vou estar no Bloco 5 e vc?
    Hahaha li seus comentários sobre a senhora que não parava de perguntas sobre reforma e tal kkkk foi tenso...
    Estou muitooo ansiosa pela entrega das chaves... não vejo a hora....
    Até breve!

    Parabéns pelo Blog...

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    1. Olá Carol!!! Como vai?

      Pois é, vizinhas!!! Sou do bloco 1, o mais atrasado, infelizmente!
      Guria do céu... não aguentava mais aquela "véia" interrompendo toda hora, ui!!! A maioria dos vizinhos reclamou dela!

      Apareça mais vezes por aqui, ficarei feliz!!!
      Bjos, até mais!

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