16 dezembro 2015

Mão na massa: cabeceira capitonê!

Oiiii gente!!!!! Tudo bem???

Hoje vim aqui super feliz mostrar para vocês a nossa mais nova "arte":



Nossa linda cabeceira capitonê!!!!

Bom... eu sempre achei cabeceira capitonê um luxo e queria muuuito ter uma, mas os preços eram altos. Como estamos economizando para algumas coisinhas mais importantes lá do apê, descartamos este item justamente pelo valor e também pela posição na nossa lista de prioridades.
Até que um dia assistindo os canais no Youtube, me deparei com um vídeo ensinando o passo-a-passo e me encantei, queria logo que o Maycon visse e também gostasse. Logo que ele chegou do serviço, corri mostrar o vídeo e para a minha surpresa ele gostou e disse que poderíamos tentar!
No outro dia já fomos em uma loja de tecidos especiais aqui em Curitiba ver os preços e voltamos para casa com metade do material comprado!
* Gente, como eu estava muito ansiosa para ver o resultado, acabei esquecendo de tirar várias fotos. Vídeo eu não faço porque não tenho uma câmera boa. Vou tentar detalhar o máximo possível as etapas da confecção, ok?!*
Compramos 2m de courvin branco, uma peça de espuma com 5cm de espessura (0,70m X 1,90m) e uma caixinha de botões bombê.

Lembrei de tirar uma foto da espuma, já cortada.

No dia seguinte compramos em outra loja: um conjunto matriz para encapar os botões (n° 24), um carretel de fio encerado, agulha de estofador.

Começando a encapar os botões.

Comecei a encapar os botões com o martelo mesmo, já que não compensava comprar a maquininha de pressão somente para este fim. E deu certo, encapei 40 botões com sucesso.

Alguns botões prontos.
No sábado fomos em uma marcenaria aqui perto da casa da minha mãe e compramos uma chapa de mdf (0,70m X 1,60m). Íamos comprar compensado, mas não achamos na medida que precisávamos, então optamos pelo mdf mesmo.
Com a ajuda do meu pai (que é milimetricamente perfeccionista), fizemos todas as marcas necessárias para formar o desenho:

Chapa de mdf marcada.

O próximo passo foi furar os pontos em que passariam os botões:

Marido furando o mdf.

 Que ficaram assim:

Resultado dos "furinhos".

Depois colamos a espuma no mdf (na parte traseira das marcações). Usamos dois tipos de cola, que era o que tinha em casa (cola vinílica e cascola) e nenhuma deu muito certo, a espuma acabou absorvendo tudo. A solução foi pingar alguns pontinhos de cola quente.

Maycon espalhando a cola no mdf.
* esqueci de tirar a foto com a espuma colada.

Deixamos secar bem antes de terminar o trabalho.
Revestimos a cabeceira com a espuma fixada com o tecido utilizando uma grampeadeira (rocama). Tivemos que ter muita calma para o tecido não ficar enrugado:

Revestida com o courvin, faltando apenas o capitonê.

E partimos para os detalhes, e vou confessar que foi a parte mais chata e cansativa de fazer:

Inserindo a agulha para furar a espuma + tecido.

Passando o botão pelo fio encerado.

Apertando o botão para dar o efeito capitonê.

O fio já amarrado, botão preso.
E foi ficando assim:

Resultado parcial do capitonê.

Acho que esta parte foi a mais demorada e que exigiu mais atenção.
E mesmo após todo o trabalhão, acho que super compensou e fiquei bem satisfeita com o resultado.

Cabeceira finalizada.

Ainda faremos alguns ajustes depois que estiver no apê, pois tem algumas medidas na parte de baixo do box que preferimos ajeitar bem certinho no quarto para não dar errado.
Logo que nos mudarmos e acertamos estes detalhes, mostro aqui.

E aí, o que acharam?


15 comentários:

  1. Uallll!
    Parabénssss por toda dedicação, ficou linda, perfeita e vocês levam muito jeito...
    Tenho certeza que ficará linda no apê de vocês :)

    Beijinhoss!

    http://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Grazi!!!
      Quando queremos deixar nossos lares lindos, vale a pena se arriscar. Além de fazer tudo com muito carinho, né?!

      Bjos, obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Oi Aline,

    Nossa amei. Não tenho muito jeito com trabalhos manuais mas confesso que fiquei morrendo de vontade de confeccionar uma para mim. Parabéns!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joice!
      Faz uma também, é super fácil. Só precisa ter muuuuita paciência, rsrs...

      Bjos, obrigada pela visita!

      Excluir
  3. olá Aline, estava devendo uma visitinha!

    Eu amei, é a cabeceira que sempre quis para minha casa, so que quando fui vê preço em uma loja aqui na minha cidade, estava custando R$ 800,00 até desisti. Achei super fácil de faze!
    Parabéns, ficou linda!

    bjs
    http://nandinhah-tinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Nanda... tudo muito caro.
      Não tive coragem de comprar, por isso adorei a ideia de confeccionar minha própria cabeceira. Gastamos menos de R$ 200,00!!!

      Bjos, obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Que giiiira que ficou!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  5. Adorei!
    Menos de 200!!!! Vc não encontra uma cabeceira nesse preço em lugar nenhum!!!

    Bjus
    Tart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu só, Taty?! Não encontra mesmo!
      Só dá um pouquinho de trabalho, mas compensa depois de ver o resultado. E também o bolso agradece, rsrsrs...

      Bjos, obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Parabens...ficou linda!
    Economizou uma super grana,ne
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nise!
      Economizamos bastante mesmo. E isso sem falar no orgulho de dizer "eu que fiz", rsrsr...

      Bjos, obrigada pela visita!

      Excluir
  7. Oi Aline, vim ver o passo a passo da confecção da cabeceira,
    Mostrei para o maridāo , ele também adorou
    Assim que a casa ficar pronta amos fazer uma, ai faço um post la no blog e faço questão de dizer que me inspirei em vc rsss
    Bjossss
    http://maosaobraconstrucao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiiii... que super Lucia!!!
      Mas façam mesmo, compensa muito mais! O bolso agradece e você faz do jeito que quiser: cor, tecido, textura, desenho... dá pra personalizar bem mesmo!

      Bjos, obrigada pela visita!

      Excluir
  8. Lindo! Adorei muito Aline...
    http://www.pequenograndeape.com.br

    ResponderExcluir