13 maio 2014

A paixão por artesanatos

 Oiiiii genteee!!!

Hoje vou falar sobre meus "trabalhinhos" manuais!
Adoro tudo o que é caseiro, tudo o que é fácil e gostoso de fazer. Às vezes acho que daria uma boa "vovózinha" de tanto que gosto dessas coisas.
Sempre levei jeito pra fazer qualquer coisa com as mãos. Desde a época do colégio me dedicava aos trabalhos de arte, onde tinha que usar a criatividade e disposição.

Em 2008-2009 veio a idéia de casar. Queria fazer meu enxoval, deixar tudo personalizado. Saí de um emprego que pagava muito pouco, e não conseguiria ajudar o Maycon se continuasse com aquela mesma rotina, aí consegui um jeitinho e me mandaram embora. Poxa vida, e o que fazer neste tempo? Vamos aprender à bordar.
Conhecia uma moça que bordava muito bem (a família inteira é deste ramo) que se dispôs a ensinar. Comprei todo o material e lá fui eu. No começo achei complicado, achei que não ia conseguir, mas que nada, depois que pega o jeito!!! Acontece que eu sou muito ansiosa, quero aprender tudo na hora, tudo muito rápido e tem que ser perfeito.
O meu primeiro bordado em ponto cruz ficou pronto em uma semana e meia muito lenta. A linha embaraçava, dava nós, eu não conseguia desfazê-los, arrebentava o fio e aí tinha que começar tuuuudo de novo. Quando estava em casa e isso acontecia, eu chegava a chorar de raiva!!! Assim foi até o término. Bordei uma fronha para presentear minha vó e até que ficou bom para o meu primeiro trabalho.

Meu 1° bordado.

Este trabalhinho eu finalizei com bordado inglês e passa-fitas. Tudo lindo, mas acabava ficando salgado para uma pessoa desempregada ter que pagar pra costureira juntar o bordado com a peça escolhida.

Meu segundo trabalho foi um pano de prato para a minha mãe, comprei novamente os armarinhos para a finalização, e ao levar na costureira ela me perguntou se eu não sabia fazer barrinha de crochê. Sempre achei lindo, mais não sabia fazer. Ótimo, vamos aprender também!!!! Comecei com uma barrinha bem simples, só para pegar os pontos básicos, e depois me aperfeiçoava mais. E foi a mesma choradeira anterior. Tudo era muito complexo e achava que jamais aprenderia, ficava tudo torto!!!! E foi assim que saiu o primeiro paninho da minha mãe feito por sua filha "paciente" e dedicada!!!

Bordado e a 1° barrinha de crochê

Aí vieram outros trabalhos, jogos de toalhas, fraldas, toalhinhas de boca, tapetes de crochê. Todos para presentes!! É... casa de ferreiro, espeto de pau!!!


Jogo de toalhas 

Toalhinha para o bebê de uma amiga


Agradinho pro maridão.


Fraldinha para presente. Esqueci de tirar foto da fralda inteira, só lembrei do bordado mesmo.


Agradinho para uma amiga.



Tapetes para minhas irmãs.


Toalhinha para a minha sobrinha.


E eu queria mais!!!! Quero aprender tudo e ser aquela ultra, mega, power artesã.
Aaaaaííí que ano passado resolvemos fazer uma festinha de aniversário para a minha sobrinha com o tema da Moranguinho. Resolvemos que os convidados precisavam de lembrancinhas bonitinhas, isso faltando 1 semana pra festa!!! E agora? Minha irmã é professora e sempre tem "bagulhos" úteis guardados, tem um arsenal de coisinhas assim, e ela sugeriu que fizéssemos umas ponteiras de lápis com E.V.A. Desenhei os moldes e lá se foram 60 ponteirinhas de morangos (medir, cortar, colar, colocar no lápis). Sem falar na decoração da festinha, no painel, que foi a família toda que montou. Deu trabalho, viu?!

Algumas lembracinhas prontas.

Ufaaaa... chega de Moranguinho, não aguento mais esta personagem!

Mero engano, Aline.
Uma das professoras, amiga da minha irmã tinha a festinha de um aninho da filhinha:
- "Aline, você pode tentar fazer as lembrancinhas de biscuit?"
Opaaa... vamos tentar, nunca mexi com isso, mas deve ser igual massinha de modelar da escola. Sim, eu topo! E qual arte teria que fazer? Moranguinhos!!!!
Perseguição né?! Hushuahsuahsuhasuua... tudo bem, vamos em frente. Foram mais 60 morangos de biscuit, para colocar em um grampo de roupas, que serviria como porta retrato de geladeira (só entrei na parte dos morangos mesmo).
E missão dada, é missão cumprida!!!!

Só o moranguinho que fiz. Esqueci de tirar foto de todas as peças.

Isso sem falar que sempre quando tem festas, quem arruma o cabelo das irmãs? Quem fica horas e horas olhando nosso querido e amado Youtube à procura do penteado ideal? Euzinha aqui!!!
Sou pau pra toda obra. Até fantasia de carnaval já decorei!!! Hsuaushuashuahsuhau...

Quero criar algumas coisas agora para o apê, ainda não tenho nada que tenha feito pra minha casa. Penso em fazer trilhos de mesa, uma toalhinha bem linda para colocar no passa pratos, outras bem delicadas para a cozinha. Acho lindo também mantas de crochê para o sofá!! É digno de uma bela casa de fazer inveja. Quero jogos de toalhas bordadas no banheiro, tapetinhos lindinhos espalhados pelo apê... Querer é poder, mais e a coragem de fazer tudo isso? Hsahushaushuashuahsua...

Lógico, não faço nada espetacular, até porque ainda não quis me arriscar em um nível mais avançado, mas dá pra agradar as pessoas e me distrair um pouco também.
O que acharam? E aí, alguém também domina esta arte?


2 comentários:

  1. Oi flor, quantas coisa linda, preciso aprender a bordar urgente.. rsrs

    Bjos

    http://comprandonossoape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. que lindook....euuuuuu eu tbm faço essaa coisaradas sem saber fazer kkkkk...eh muito.bom...eu e a aline ja comecamos com arte..desenhando nossos professores preferidos na escola e foi um sucesso.na epoca...todos queriam.

    ResponderExcluir